Como melhorar o lucro da minha empresa

Vamos ser diretos: Se sua empresa está indo ladeira a abaixo, correndo o risco de fechar, é hora de repensar o seu negócio. Muitas vezes isso ocorre por não ter notado os sinais que mostram a necessidade de mudar o curso que a empresa está tomando.

Existe saída para um problema assim? EXISTE.

Em cada 10 casos que trabalhamos, conseguimos a média de 08 sucessos, quando todos seguem receitas básicas para voltar a ter lucro.

 

PONTO 1 – ENCONTRAR O RALO – O PROBLEMA.

Por onde está saindo o dinheiro que não deveria? Qual o gerador de custo que poderia ser suprimido. Quando uma empresa possui mais custos que ingressos de dinheiro isso leva a falência. Simples. Nenhuma entidade sobrevive gastando mais do que arrecada. Portanto encontrar as despesas erradas e acabar com elas, é essencial para a sua sobrevivência.

 

Principais motivos da falta de sucesso: Os casos que não obtivemos sucesso, sendo simplista, ocorreram na maioria porque os administradores das empresas decidiram não seguir as orientações, devido um mal chamado EGO gigantesco e soberba; isso é um problema que muitos empresários devem controlar caso queiram permanecer com suas empresas. Um dos casos foi por briga familiar.

 

PONTO 2 – FALTA DE FOCO E ESTRATÉGIAS

Você sabe o que realmente está fazendo? Sabe como executar as ações para chegar ao resultado esperado corretamente? Seu negócio tem um objetivo coerente com o mercado e as ações são feitas para o cliente ou para o administrador?

Muitas vezes uma mudança no perfil de negócio, na estratégia, na administração financeira, ou nos produtos, aprimorar o foco no lucro, e não só nos caminhos melhora muito. Ser mais atualizado com o mercado, entender os desejos, anseios dos clientes e estudar bem a concorrência faz uma diferença enorme no resultado final.

Principais motivos da falta de sucesso: Nesse caso, o que mais ocorre de erro, é quando empregados subordinados para garantir seus trabalhos, o faz para agradar seus superiores, e não focando na empresa e resultado, esses superiores são o erro, e não os subordinados, pois são incapazes de aprender que melhor uma informação ruim correta, que uma boa errada. Não é impondo medo que gera resultado, mas buscando EFICIÊNCIA.

 

PONTO 3 – INOVAÇÃO

Todo produto tem um tempo de vida, mudar é preciso, aprimorar mais ainda, evoluir com o mercado ou morrer; é uma questão básica para a sobrevivência. Pense no que é mais rentável hoje na sua empresa, e pense também quanto tempo seus clientes vão desejar esse produto, seja serviço ou mercadoria, ele tem um tempo que irá saturar e cair a rentabilidade. E manter produtos de baixa rentabilidade em atividade é suicídio comercial.

Principais motivos da falta de sucesso: Tivemos um caso de uma empresa que vendia laminas de barbear, e era a mesma já haviam 30 anos; de repente começou a perder mercado para as laminas descartáveis. Perdeu o momento certo para acrescentar um produto novo, e hoje ninguém mais se lembra dessa empresa. Inovar… inovar e inovar, nunca aceite que seu produto é insuperável, veja os casos da Nokia, Black Berry, Jornal do brasil, TV Tupi…

 

PONTO 4 – GESTÃO FINANCEIRA, CONTABIL E TRIBUTÁRIA

Como você espera superar uma crise, ou fugir, ou não entrar se você não controla o seu dinheiro, não sabe quanto tem a pagar e receber, e muito menos quanto paga de impostos, ou pode deixar de pagar se fizer uma boa administração tributária. Quantas coisas poderiam ser feitas com os investimentos certos? Controle a nível crítico em alguns casos, seja do estoque, de vendas e ou do contas a receber é um ponto chave para o sucesso.

Principais motivos da falta de sucesso: O pior erro que encontramos é sempre misturar o dinheiro da empresa com o pessoal, e perder o controle disso. Não saber se o que é da empresa e da pessoa é o que mais leva a multas pela receita, gerando ônus por falta de administração financeira. Houve um caso que o sócio estava nervoso com a crise, e foi para Cancun viajar e planejar novas diretrizes, mas usou o dinheiro da folha de salário dos empregados, e depois não pagou no prazo correto, levando a uma insatisfação tão grande, que os funcionários começaram a sabotar a empresa para mostrar a insatisfação. 6 meses depois, a empresa havia reduzido a 20% do que um dia foi.

 

Quer saber mais, saber sobre como pode recuperar sua empresa, mais detalhes e mais informações, entre em contato com a Missões Contabilidade, mas ligue se realmente desejar crescer e aumentar seus lucros.